Dicas para o ENEM 2012

por 4quatros

Dicas para o ENEM 2012

Com o ENEM se aproximando vão aí algumas dicas sobre o que fazer nesta última semana de estudos.

1. Faça revisões

Gaste entre 80% a 90% de seu tempo revisando material que você já aprendeu. Refaça as questões mais tradicionais e releia a teoria. Aprendizado vem com repetição e aproveite este resto de tempo para reforçar os conhecimentos que você já adquiriu. Se você tiver acesso às tendências de cada disciplina, use esses dados para concentrar seus estudos no que realmente cai. Cadastre-se na 4QUATROS e veja as estatísticas de graça! Ver tutorial aqui!

2. Otimize seu tempo

Somente gaste tempo com tópicos novos se eles forem realmente relevantes. Consulte seu professor ou seus amigos para saber se vale mesmo a pena investir seu valioso tempo na aquisição de um novo conhecimento. Lembre-se que você não vai ter muito tempo para fixar essa nova teoria com exercícios. Na dúvida, siga nossa dica acima e faça revisão do que você já viu ou do que você domina parcialmente.

3. Seja realista

Não tente bancar o herói agora. Não tente virar noites estudando para tirar o atraso. Já é tarde demais para isso. Não existe nada pior para seu desempenho na prova como uma noite mal dormida.

4. Regule seu sono

Acostume-se a ficar acordado e atento durante a tarde. A prova começa as 13:00 e vai até as 18:30 no dia da redação. Se você costuma dormir de tarde comece a se forçar a ficar acordado, tome vitaminas, tome café, mas não durma. Isso faz muita diferença na prova.

5. Leve tudo que lhe pediram!

Durante a prova você só poderá usar caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. Se você está acostumado a usar somente lápis ou gosta de tinta azul. Adapte-se rápido! Outras opções não existem para você.

Não esqueça de uma documentação com foto. RG, CNH, ou passaporte são exemplos de documentos que são aceitos. Leve também sua ficha de inscrição!

6. Cuide da alimentação

Não mude ou peça para sua mãe/pai não mudar sua dieta até o dia da prova. Seja conservador, se você está acostumado a almoçar bife e fritas todo o dia, faça o mesmo no dia da prova. Não coma muito! Nem coma nada diferente. Uma indigestão é a última coisa que você precisa durante sua prova.

No dia da prova, não esqueça de levar um lanche leve. Leve uma garrafa de água e algumas barras de cereais.

7. Esteja informado

Leia sobre os fatos que mais marcaram este ano e tente descreve-los em voz alta. Pense neles como uma história e tente recitá-los para si.

8. Estude o trajeto

Vá ao local de sua prova usando o ônibus ou metrô que você irá usar no dia da prova. Pesquise as linhas corretas e o endereço. Se precisar vá duas vezes.

9. Preste atenção no horário

Chegue pelos menos 45 minutos antes do início da prova. Não conte que o ônibus não vá atrasar. Eles sempre atrasam! Não deixe que um atraso de 4 segundos invalide um ano de sua vida! E lembre-se o horário que vale é o de Brasília!

10. Cuide de sua saúde

Se você está com a garganta inflamada ou suspeita de um início de gripe, pare de estudar, tome uma canja e vitaminas, durma e se recupere. Seu rendimento irá cair muito caso você tenha que fazer a prova doente.

11. Vista-se para qualquer ocasião

As salas onde as provas serão realizadas podem ficar muito frias ou muito quentes dependendo de seu fiscal ou do ar condicionado geral do local de prova. Vá-se sempre com duas camisas, se estiver frio use as duas, se não, tire uma. Também use sapatos confortáveis. Nada de salto alto!

12. Pare de estudar cedo e salve energias para a prova

Pare de estudar na sexta-feira. Veja aquele filme que você estava querendo ver faz tempo e relaxe. Você merece!

13. Durma

Durma bem! E sonhe que você terá uma ótima prova! (:

Boa sorte, Pessoal!

4quatros

Tags:

, ,

4quatros Uma empresa apaixonada por tecnologia.

4quatros@gmail.com

Leia outras postagens deste autor.