Capitu: caiu ou não caiu?

por 4quatros

Capitu: caiu ou não caiu?

A pergunta que costuma animar os leitores da obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, é se Capitu, a moça com “olhos de ressaca”, traiu ou não traiu o ciumento Bento Santiago, narrador do romance.

Para além dessa questão quase sem solução (porque é o próprio romance que lança dúvidas sobre a narração), nesse post aproveitamos para perguntar se, na verdade, Capitu caiu ou não caiu.

Que Capitu caiu no vestibular várias vezes todos sabemos. Dom Casmurro esteve na lista de leituras obrigatórias dos principais vestibulares do país durante anos.

O fato é que agora Dom Casmurro caiu do vestibular. Quero dizer, saiu de várias dessas listas, deixando de assustar alguns estudantes que não podiam entender como um romance termina sem deixar claro se houve ou não traição.

Para todos esses que se sentiam traídos por um Machado de Assis irônico e enigmático, resta dizer que Dom Casmurro, antes de ser obra de vestibular, já era obra de arte.

Sim, caros estudantes, o império de Capitu não termina nessa saída (temporária) das listas de vestibulares. Continua sendo importante compreender o realismo machadiano por meio de um de seus melhores romances.

É por tudo isso – e também para que você possa opinar sobre a traição de Capitu, o que só é possível lendo a obra… – que a 4quatros disponibiliza agora a versão digital e anotada de Dom Casmurro.


Boa leitura!

Gabriela Manduca